sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Negociações salariais



Organização dos Trabalhadores Moçambicanos rejeita proposta de redução salarial





2017-11-22 16:01:06portuguese.xinhuanet.com
Maputo, 21 nov (Xinhua) -- A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM) disse na terça-feira que o corte dos salários como medida de austeridade vai levar a economia a uma recessão sem precedentes.

O OTM respondeu à proposta feita pela Confederação das Associações Econômicas (CTA) de Moçambique que sugeriu, na sexta-feira, que o governo deveria congelar os aumentos salariais e suspender 13º salário mensal em 2018, como uma maneira de aliviar o desequilíbrio de despesas públicas do país.

Na conferência de imprensa convocada para repudiar a medida, a OTM argumentou que melhores salários e condições de trabalho estimulam a economia e melhoram o ambiente de trabalho.

A CTA, a maior associação de empregadores do país, também sugeriu na semana passada que o governo precisa fazer reformas, que inclui congelar promoções automáticas dos funcionários públicos para corrigir os desequilíbrios na despesa pública.

"Rejeitamos categoricamente o ataque contra os direitos fundamentais dos funcionários públicos e trabalhadores. Intenções e propostas da CTA irão desestabilizar o setor produtivo e causar restrições sobre a economia do país," disse Alexandre Munguambe, o secretário-geral da OTM.

Munguambe defende, em nome dos trabalhadores, que o custo da crise que o país está passando não deve ser pago desta forma e que outras estratégias que envolvam toda a sociedade devem ser pensadas.

O secretário-geral ameaçou "organizar uma greve", "se o governo optar por essa estratégia".

De acordo com a imprensa local, a posição do governo é para motivar os empregados. "Sempre que possível, vamos pagar o 13º salário, estamos trabalhando para que isso aconteça," disse o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane na segunda-feira.
http://www.newsimg.cn/portuguese/20170502/img/jc-logo.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário